segunda-feira, 26 de junho de 2017

Carta aberta ao Provedor do telespectador da RTP

Carta aberta ao
Provedor do telespectador da RTP, Dr. Jorge Wemans

Exmo Senhor Provedor,

dirijo-me a V. Exa. por carta aberta pela impossibilidade de o fazer directamente. 
Algumas vezes tentei preencher o formulário do site da RTP, sem sucesso. Também porque o espaço é muito limitado e eu tenho algumas coisas para lhe dizer que ocuparão mais espaço. Face a isto, uso o meu blog que muito agradeço possa consultar através do link que lhe forneço.
Depois dizer-lhe que o canal que motiva esta minha carta é a RTP Internacional.

Resido no estrangeiro há alguns anos e tenho este canal como um elo que me liga ao meu país mas, em muitas circunstâncias sinto-me muito mal tratado.
Em muitas situações dá-me a sensação que a RTPi é um canal sem direcção. É um canal onde qualquer coisa serve de conteúdo pois quem vê não reclama.
É então esse o meu propósito. Reclamar!
E começo a dar-lhe exemplos práticos:

  • Começo com futebol. O ópio do povo...
    Compreendo perfeitamente que em competições internacionais, em que a RTP até possa ter direitos para Portugal, não tem os direitos internacionais de transmissão e não possa dar estes jogos. 
    Então e os jogos de preparação/amigáveis da nossa selecção, mesmo quando são jogados em Portugal? Qual a razão para privar os portugueses que vivem no estrangeiro de os ver?
  • Separadores...
    Caro Senhor Provedor, este é dos piores temas. É completamente sufocante a "injecção" de separadores iguais que somos obrigados a ver. Como é possível que o Bom Português, que a RTP deverá ter centenas de rubricas em arquivo, na RTPi passe o mesmo durante semanas. Desafio-o a tentar perceber quantas vezes passou no mês de Junho o Bom Português onde se fala na dúvida entre o "cumprimento" e o "comprimento". Acredito que ficará estupefacto! E isto é mal tratar os telespectadores.
  • E o Cuidado com a Língua...
    Constate quantas vezes passou o episódio que se desenrola em Porto Santo neste mesmo mês...
  • E os promocionais?
    Como é possível que os promocionais de um programa passem durante uma semana inteira, em alguns casos, dezenas de vezes nas 24 horas do dia? 
    O habitual é que os promocionais comecem a passar 3 dias antes do programa. Em casos excepcionais, de um programa de relevo, que aconteça por mais um ou dois dias. Agora que, para programas como o Trio de Ataque, andemos uma semana inteira a ver o promocional, é violência!
  • O Sábio
    Outro desafio... peça para que lhe digam quantas vezes passa o promocional d'O Sábio durante o dia. São 7 dias por semana iguais. Mais uma vez... é violência!
  • Conteúdos de promocionais...
    Um tema que tem dado muito que falar na RTP nos últimos tempos. Sobretudo quando falamos de programas cujo tema é o futebol, já tendo levado à retirada de alguns...
    Não é admissível que um promocional comece com Jorge Jesus, com o "seu" português a dizer "silêncio que 'vai-se' cantar o fado".
    Os jovens das comunidades que já têm alguma dificuldade em falar português vão achar que a construção da frase está correcta quando não está. A RTP tem também por obrigação de serviço público, de ser formadora.
  • Falta de cuidado e falta de supervisão sobre o que está a passar...
    Há alguns separadores sobre personagens histórico, como Reis ou navegadores. É uma rubrica curta e interessante mas não pode é legendar-se o nome de Marcelo Rebelo de Sousa e dizer que ele é Prof. Universitário, quando ele já era Presidente da República há meses...
  • Duplicações...
    Por altura da Taça das Confederações, que a RTP1 transmitiu em directo, fez atrasar a emissão do Telejornal. Na RTPi, à hora em que deveria estar a passar esse mesmo telejornal, emitiram em directo o Jornal 3/20 da RTP3. Achei bem pois essa é a hora a que estamos habituados a ver as notícias e assim manteve-se o padrão horário.
    Espanto!!! Terminada a emissão do 3/20 iniciou-se o Telejornal da RTP1 em directo com a repetição das notícias que tínhamos acabado de ver.
    Fiquei sem perceber qual a mensagem que me estavam a tentar passar. Se a chamar-me mentecapto ou se a dizerem-me que a RTPi é o caixote do lixo da RTP...
  • Programas gravados há meses...
    Há, com alguma regularidade a emissão de programas cuja gravação aconteceu há meses e que são aproveitados para encher grelha.
    Há algum tempo estava a ver o Portugal 3.0 do Álvaro Costa, onde ele falava de eventos que, à data da transmissão internacional, já tinham acontecido há cerca de 3 meses. 
    Na altura entrei em contacto por Facebook com o Álvaro Costa que fez o favor de me responder dizendo que era completamente alheio aos dias e horas da repetição do programa.
    Apenas me fica a dúvida de que interesse pode ter para mim um programam que me diz para ir ver uma exposição a Matosinhos que já terminou há 3 meses?


Caro Senhor Provedor, estes são alguns assuntos que entendo devem ser por si analisados e alvo de uma exposição à Direcção de Programas da RTPi (se é que existe).
Sou também muito crítico de alguma programação que tenho dificuldade de entender que seja opção, no entanto isso é discutível. Todavia custa-me ver as programações das tardes (horário europeu), de fim-de-semana. Programas densos de história ou de bandas filarmónicas dos Açores não me parecem adequadas, como muitos dos separadores musicais, com a virtude de serem de bandas nacionais, embora que de duvidosa escolha e qualidade... mas vá lá, não é música "popular" de quinta categoria.

Mas não, nem tudo é mau!
  • Entendo a alegria que o Preço Certo trás às comunidades, não só pelo fantástico Fernando Mendes mas também porque aparecem concorrentes de muitos locais do país e as pessoas estão sempre na expectativa de conhecer alguém.
  • O Golo RTP , em que até já participei, é o melhor programa de desporto do universo RTP e também aqui o Senhor Provedor deveria passar esta informação aos seus responsáveis e, até quem sabe, aproveitar o conceito para canais de Portugal. Verão que não é preciso haver polémica e discussão para haver audiências. Muita gente no nosso país anseia por um programa deste género.
  • Depois é natural a emissão da Praça e do Agora Nós, bem como novelas e séries feitas em Portugal.
  • O Hora dos Portugueses é um excelente programa! Estou certo que é o tipo de coisas que as pessoas gostam de ver.
Fico na sensação que outras coisas poderiam ter sido aqui referidas mas penso que esta já será uma base de análise. Análise essa que em meu entender deve ser pontual, a cada tema aqui referido, para aferir da razão desta carta mas, sobretudo, numa análise mais profunda para perceber se a Direcção de Programas desta estação está a ser competente e se está a respeitar os telespectadores.
Claro que a minha opinião é que não está!


Queira, Senhor Provedor, receber os meus respeitosos cumprimentos, ficando ao dispor de V. Exa e da RTP para qualquer assunto.

Atentamente,

Jaime Feijão





Sem comentários: