terça-feira, 11 de março de 2008

Destaques

EM JOGO


7,00m foi a marca que consagrou Naide Gomes como Campeã do Mundo de Salto em Comprimento em pista coberta, nos mundiais de Valência.
Mais uma vez foi meritório o comportamento dos atletas portugueses, com Nélson Évora a conquistar a medalha de bronze do triplo Salto.
Naide voltou a confirmar as expectativas que tinha depositadas em si, conseguindo suplantar adversárias de muita valia e grande craveira internacional.
Mais um feito importante para o atletismo e para o desporto em Portugal.


EM LINHA


Neste país de marinheiros, à beira mar plantado, não se atribui muita importância à Vela mas para quem tem estado atento a esta coluna, nos últimos tempos têm sido muitas as chamadas de atenção, por boas razões, sobre os nossos velejadores.
Uma vez mais houve motivo para celebração com Afonso Domingos e Bernardo Santos a sagrarem-se vencedores da Bacardi Cup, disputada em Miami, pela segunda vez na história da mítica regata, feito único pois nunca nenhuma outra dupla europeia alcançou a vitória nesta competição.
Um duplo orgulho.



FORA DE JOGO


Poucos acreditariam que uma equipa recém promovida ao primeiro escalão nacional de futebol estivesse neste momento a disputar um lugar na Champions. Mas é a realidade deste Vitória de Guimarães. Mais uma boa exibição e uma vitória sobre o Sporting a confirmar o seu estatuto de candidato.
Este Vitória tem tudo para ser uma grande equipa. Tem equipa, estrutura e adeptos. Vamos ver se consegue ter alma para se aguentar nos primeiros lugares.


NO BANCO


Não há memória recente de uma classificação tão fraca da equipa do Sporting num campeonato nacional. É certo que esta época há equipas num plano acima do que é normal, como é, sobretudo, o caso do Setúbal, mas os leões não se conseguem assumir como candidatos, nem ao segundo lugar.
Mas se na Liga as coisas não correm pelo melhor, nas competições europeias a prestação não tem sido assim tão má e têm boas condições de passar mais uma fase da Taça UEFA. Isto em conjunto com o facto de continuarem na luta pela vitória na Taça da Liga e de Portugal vai amenizando as más prestações para o campeonato.
Ainda assim esperava-se mais de uma equipa que têm sempre obrigação de se afirmar como candidata ao título.

NA BANCADA


Foi fraca, muito fraca mesmo a mais recente passagem de José António Camacho pelo Benfica.
Sucedeu a Fernando Santos sem brilho nem glória numa equipa onde até existem bons valores individuais.
Fala-se que nunca conseguiu passar a sua mensagem no balneário, mas a mim sempre me pareceu que faltava algo mais. Faltou-se a astúcia de treinador experiente, que na realidade não é. Nunca as suas tácticas foram implementadas de maneira inequívoca de forma a suplantar adversários.
Subjugou demasiado a equipa a nomes e não à qualidade apresentada a cada momento.
É certo que as lesões também não ajudaram, mas era-lhe exigido mais.
Fica como factor abonatório, que já não é novidade em si, o facto de saber sair e mostrar que não está agarrado a lugares e a dinheiro.

Sem comentários: