terça-feira, 18 de março de 2008

2ª DIVISÃO – “PLAY-OFF”

Terminou a fase regular do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de futebol, que este ano se disputa em moldes diferentes dos anos anteriores. Terminadas que estão as 26 jornadas, todos os clubes vão partir para um “play-off” que vai apurar quem sobe e quem desce.
Estão neste momento já apurados os 6 que vão lutar pela vitória e os 8 que lutarão pela manutenção, onde se encontram as equipas da região, a União de Rio Maior e o Caldas.
Todos ficarão com os pontos divididos à metade para a disputa desta nova fase.
Comecemos então com aqueles que ficaram no topo da classificação. Covilhã e Tourizense foram, de longe, as equipas mais consistentes e que mais cedo demonstraram que poderiam ficar nos primeiros lugares. Os outros 4 foram o Eléctrico de Ponte de Sôr, Oliveira do Bairro, Pampilhosa e Penalva do Castelo, por esta ordem. São estas as equipas que vão tentar chegar à Liga Vitalis jogando entre si para ver quem é o primeiro.
Parece-nos que nesta conjunto, as duas primeiras serão as claras favoritas e que disputarão entre si o acesso à subida. Se o Covilhã é quem se destaca nos pontos pois vai ficar com 28 contra 23 dos de Touriz, estes demonstraram na fase final do campeonato um melhor futebol em campo. Poderá ser interessante.
Encontrado este, haverá ainda um novo “play-off” com os primeiros das séries A, B e D para, então sim, saírem dois para a divisão de cima. Conclui-se então que poderá não subir nenhuma equipa desta série.
As restantes equipas, que vão tentar manter-se, serão divididas em dois grupos, com 4 clubes cada. Serão designadas de Grupo C1 e Grupo C2 e ficarão constituídas da seguinte forma. No C1 as equipas do Torreense, Anadia, Castelo Branco e Sátão. No C2 as equipas do Abrantes, Nelas, Rio Maior e Caldas.
Da mesma forma das anteriores, também estas terão os pontos divididos pela metade e farão dois jogos entre si, em casa e fora. Aqui o intuito é o mesmo, vencer o grupo para poder manter-se. Os dois últimos de cada série descerão de imediato. Os segundos de cada grupo ainda poderão descer, pois descerão 4 dos 8 de todas as séries da 2ª divisão. Chega-se assim ao total de 20 clubes despromovidos à 3ª divisão nacional esta época.
Vejamos agora as possibilidades das equipas da nossa região que acima mencionei e que ficaram no mesmo grupo. A União fica com 13 pontos e o Caldas com 10 e vão bater-se com o Nelas com 15 e com o Abrantes com 17.
Não são diferenças muito acentuadas e que, uma boa fase final, de qualquer das equipas, pode significar conseguir a manutenção. Uma vitória de qualquer das equipas pode alterar sobremaneira a classificação pois as disputas são muito directas e os pontos estão muito próximos. Se diferença da União para o Abrantes é de apenas 4 pontos, já o Caldas dista 7 e aqui já é mais difícil, mas os 5 para o Abrantes são anuláveis.
Como também ficou visível durante a fase regular, as diferenças entre as equipas não são muito notórias e qualquer resultado é possível, sendo que, em muitos casos, as fases finais são muito diferentes das fases regulares.
Era bom que isto também aqui fosse verdade e que no final os últimos fossem os primeiros e que ambas se pudessem manter na segunda divisão nacional.
Felicidades para ambas as equipas.

Sem comentários: