domingo, 30 de dezembro de 2007

Desejos para 2008

Estamos no início de um novo ano e como dizem os antigos, ano novo vida nova. Para trás já ficaram as vitórias e as frustrações e é altura de começar tudo de novo. De voltar a acreditar que somos capazes, que também nós somos campeões. Isto não se aplica apenas ao desporto mas também e sobretudo, à vida!
Mas como é desporto que aqui dá o mote lá voltamos aos nossos sonhos no começar de mais um ano.
O sonho da nossa equipa ser campeã, o sonho do clube da nossa terra subir de divisão, ou pelo menos, que não desça, o sonho de vermos o nosso país bem representado sempre que competimos a nível internacional, seja com os atletas que competem por lá, em equipas locais ou com aqueles que se deslocam propositadamente para as competições internacionais.
E como este ano é ano de Jogos Olímpicos e de Europeu de Futebol o nosso subconsciente já está a desejar que possamos comemorar boas prestações dos nossos atletas ao mais alto nível.

E de alguns espera-se mesmo muito, senão vejamos:
. Vanessa Fernandes – As próprias adversárias que com, ou contra ela competem, já deverão discutir entre elas sobre quem será a segunda, pois o primeiro lugar parece entregue à partida. Esperemos que continue assim pelo ano fora.
. Nélson Évora – A expectativa é grande face às últimas prestações, mas ainda há uma margem de dúvida pois ainda não é um atleta campeão de convicção. Poderá começar a sê-lo se surgir a afirmação nos JO’s.
. Telma Monteiro – É uma campeã por natureza mas esperemos que a mudança conturbada de clube não a tenha afectado, não só em termos físicos, mas também psicológicos. Espera-se que não e que possa vir a ser a Telma que nos habituou na últimas grandes competições.
. Emanuel Silva – Um jovem pouco falado mas que foi um caso sério enquanto júnior na sua modalidade, a canoagem. Este ano poderá também ser de afirmação. Há um desejo que assim seja.
. Selecção Nacional de Futebol – A nossa selecção vai disputar o europeu na Suíça e Áustria e dela se espera muita coisa face às últimas prestações. Como todos sabem tenho sido e quero continuar a ser um defensor deste grupo e, por isso, apenas desejo que sejam sérios na competição e na defesa dos valores de Portugal. Se assim for, o grupo não parece ser impeditivo de passar à fase seguinte, onde no “mata-mata” já demonstrámos ser fortes. Pode ser que este ano não nos falte “um bocadinho assim” e possamos mesmo ser campeões. Como era bonito!

Estes, são aqueles de quem esperamos alguma coisa. Depois há outras coisas de onde não esperamos muito mas que gostaríamos que pudessem mudar.
. Que acabasse de vez o Apito Dourado, com esclarecimentos sobre tudo o que de obscuro se foi falando. Não acredito!
. Que o futebol fosse mais respeitador dos seus agentes. Que os árbitros fossem mais capazes para poderem estarem acima de suspeitas. Que os jogadores fossem verdadeiros profissionais e não mercenários. Que todos os jogadores tivessem os salários em dia.
. Que o Hóquei em Patins com o novo seleccionador voltasse aos níveis que sempre foram os nossos, de topo.
. Que as modalidades, ditas amadoras, conseguissem levar gente aos recintos desportivos.
. Que o futsal ultrapasse as fronteiras e as equipas portuguesas atinjam níveis de topo nas competições internacionais.

Aquilo que eu acho que vamos ver:
. O Porto a passear até final do campeonato.
. O Real Madrid a confirmar o seu estatuto de maior clube espanhol e a ganhar internamente. E com o prémio oferecido pelo seu presidente (€ 900.000,00), quem sabe senão também na Taça e na Champions…
. O Lyon a tirar a graça ao campeonato francês com mais uma vitória, a sétima consecutiva! …
. Uma luta de gigantes em Inglaterra com Manchester United, Arsenal e talvez Chelsea a discutir o título até final.
. Em Itália cada vez parece mais que o Inter também vai chegar ao final com o título conquistado. Se no ano passado os adversários mais directos partiram com pontos de desvantagem, este ano saíram todos do mesmo local e a posição cimeira já parece definida.
. Finalmente na Alemanha o Bayern não parece querer perder o título pelo segundo ano consecutivo. A ver vamos se consegue.

Uma coisa é certa. Vai ser um ano em cheio, sobretudo no verão com competição para todos os gostos. Quem me dera poder tirar 3 meses de férias e acompanhar tudo… Como não é possível, tentarei beber o que mais me interessar.
Que daqui a um ano possamos ter aqui um balanço positivo é o meu desejo.

Um excelente 2008 para todos

Sem comentários: